Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

“O Morcego”, Strauss Filho, é o destaque do Ópera Completa deste domingo

Programa homenageia os 110 anos de nascimento do tenor alemão Peter Anders e traz a sua gravação de "O Morcego", de Strauss Filho

Ópera Completa

No AR em 01/07/2018 - 15:00

O Ópera Completa deste domingo (01), em homenagem aos 110 anos de nascimento do tenor alemão Peter Anders, traz a sua gravação de “O Morcego”, ópera em três atos de Strauss.

Peter Anders nasceu em primeiro de julho de 1908 e faleceu no auge da sua carreira, em 10 de setembro de 1954, com apenas 46 anos de idade. Ele foi um dos mais importantes tenores de óperas da primeira metade do século 20, tendo interpretado papéis líricos e dramáticos em alemão, italiano e francês. Além de versátil cantor de ópera, Peter também era famoso por suas interpretações de lieder e se apresentava regularmente em rádios e teatros alemães. A fama de Peter Anders, entretanto, ficou manchada durante o pós-segunda guerra. Isso porque ele era um dos favoritos no regime de Hitler e, em vez de seguir as forças armadas, seu principal papel foi entreter as tropas alemãs e participar de eventos de propaganda. Peter Anders chegou a realizar muitas gravações que foram reeditadas em CD, como a ópera “O Morcego”, que será apresentada no programa.

Composta por três atos, a opereta cômica “Die Fledermaus”, ou “O Morcego”, de Johann Strauss, possui libreto de Carl Haffner e Richard Genée, com base no vaudeville francês “Le Réveillon”. Esta obra-prima de Johann Strauss Filho, que reúne música, balé e entretenimento, foi apresentada pela primeira vez em 5 de abril de 1874, em Viena, e recebeu muitos elogios do público e da crítica, mas precisou do sucesso no exterior para ser reconhecida no próprio país. “O Morcego”, desde então, pertence ao repertório regular dos mais importantes teatros de todo o mundo.

Confira no Ópera Completa que vai ao ar todo domingo, às 15h, na Rádio MEC FM.

Criado em 29/06/2018 - 14:19 - Episódio Ópera Completa 01/07/2018

Mais do programa