Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça a gravação mais recente de "Orfeu e Euridice", de Gluck

O Ópera Completa traz a gravação recém-lançada desta ópera, com o contratenor francês Philippe Jaroussky e a soprano americana Amanda Forsythe

Ópera Completa

No AR em 24/06/2018 - 15:00

O programa Ópera Completa deste domingo (24) traz a gravação recém-lançada de “Orfeu e Eurídice”, ópera em três atos de Christoph Willibald Gluck.

Compositor da transição entre os períodos barroco e clássico, Gluck nasceu em 1714, na Alemanha, mas foi na Itália que estudou música, tendo como professor o também compositor Giovanni Sammartini. A importância de Gluck para história da música foi tamanha que ele é considerado o pai da chamada Segunda Reforma da Ópera, devido ao seu estilo composicional que consolidou o gênero e o elevou a um status maior no campo das artes. 

Sua ópera “Orfeu e Eurídice” teve a estreia de sua primeira versão, em italiano, no ano de 1762, em Viena, e a segunda versão, em francês, estreou em 1774 na cidade de Paris. A ópera, que possui libreto de Ranieri di Calzabigi, é constituída por três atos e conta a história do cantor Orfeu, filho de Apolo, e sua viagem pelo reino dos mortos, controlado por Hades, para resgatar sua amada Eurídice. Esta lenda de “Orfeu e Eurídice” é relatada nas “Geórgicas”, de Virgílio, e foi utilizada como argumento de várias outras óperas na história da música, de Monteverdi a Offenbach.

A ária mais conhecida de “Orfeu e Eurídice” chama-se “Che farò senza Euridice?”, executada pelo personagem Orfeu no terceiro ato da ópera. E nesta edição do programa, ouça a gravação mais recente desta ópera, que foi lançada em maio deste ano e recebeu o prêmio de melhor lançamento da semana pelo site Presto Classical. Esta gravação conta com o contratenor francês Philippe Jaroussky no papel de Orfeu e a soprano americana Amanda Forsythe como Eurídice.

Ouça a MEC FM ao vivo.

 

O Ópera Completa vai ao ar todo domingo, às 15h, na MEC FM.

Criado em 21/06/2018 - 17:11 - Episódio Ópera Completa 24/06/2018

Mais do programa