Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

“A clemência de Tito”, de Mozart, é o destaque do Ópera Completa deste domingo.

Confira, no programa, uma gravação recém-lançada com a soprano Marina Rebeka e o tenor Rolando Villazón. Regência de Yannick Nézet-Séguin.

Ópera Completa

No AR em 22/07/2018 - 15:00

Ópera Completa deste domingo (22) apresenta a gravação mais recente da ópera “A clemência de Tito”, de Mozart.

Encomendada para a coroação de Leopoldo Segundo como Rei da Boêmia, “A clemência de Tito”, de 1791, foi praticamente a última ópera de Mozart, que a escreveu em menos de vinte dias. Na ocasião, Mozart teve que interromper a produção da sua última grande ópera, “A flauta mágica”, para finalizar o pedido do futuro rei. Apesar de não ter tanto prestígio quando “A flauta mágica”, ou as suas três óperas em parceria com Lorenzo da Ponte (“As bodas de Fígaro”, “Don Giovanni” e “Così fan tutte”), a ópera bufa em dois atos “A clemência de Tito” é uma das grandes obras-primas de Mozart, e foi bem aceita na ocasião de sua estreia, em 6 de setembro de 1791 no Estates Theatre, em Praga. Baseado na obra homônima de Pietro Metastasio, o libreto em italiano escrito por Caterino Mazzolà, foca alguns aspetos essenciais da vida em comunidade, tais como o poder, a tolerância, a ambição, o amor, a traição, a fidelidade, entre outros.

 

Mozart

E para o programa, confira uma gravação lançada agora no dia 6 de julho, que já está recebendo inúmeros elogios da crítica especializada. O álbum traz, no papel principal de Tito, o tenor mexicano naturalizado francês Rolando Villazón, tido como um dos maiores tenores líricos da atualidade e chamado de "O Herdeiro de Plácido Domingo".

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.

Criado em 19/07/2018 - 19:31 - Episódio Ópera Completa 22/07/2018

Mais do programa