Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

“Hamlet”, de Ambroise Thomas, é o destaque do Ópera Completa deste domingo

No programa, ouça uma gravação de 2016 com o barítono norte-americano Sherrill Milnes e a soprano australiana Joan Sutherland.

Ópera Completa

No AR em 05/08/2018 - 15:00

O Ópera Completa deste domingo (05) comemora o aniversário do compositor romântico francês Ambroise Thomas e apresenta a sua ópera mais famosa: “Hamlet”. 

Nascido em 5 de agosto de 1811, Ambroise Thomas nasceu em uma família de músicos e, aos 10 anos, já era considerado um exímio pianista e violinista. Ele é autor de cantatas, e diversas músicas de câmara, mas se tornou mundialmente conhecido por suas óperas, tendo escrito mais de 20 obras do gênero. 

Composta por cinco atos, “Hamlet”, de Ambroise Thomas, possui libreto em francês de Michel Carré e Jules Barbier. A história é baseada em uma adaptação francesa de Alexandre Dumas e Paul Meurice da consagrada peça de William Shakespeare.

Esta ópera foi composta originalmente para quatro atos. Porém, o Teatro de Ópera de Paris, local onde a ópera foi estreada em 9 de março de 1868, exigia um total de cinco atos e mais um balé. Desta forma, o quarto e último ato foi dividido em dois. Para conferir mais peso para o penúltimo ato, o balé foi adicionado entre o coro de introdução e a cena de loucura da personagem Ophélie.

Vale ressaltar que a cena de loucura é um dos momentos mais importantes da ópera e ficou muito conhecida na voz da soprano australiana Joan Sutherland, que se apresenta no programa, em uma gravação de 2016, ao lado do barítono norte-americano Sherrill Milnes. 

 

Ópera Completa vai ao ar no domingo, às 15h, na MEC FM.

Tags:  Ambroise Thomas

Criado em 02/08/2018 - 18:32 - Episódio Ópera Completa 05/08/2018

Mais do programa