Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ópera “Hänsel und Gretel”, ou “João e Maria”, é o destaque deste domingo

Ópera Completa inicia uma seleção de óperas com temáticas infantis, e traz esta ópera de Humperdinck, com regência de Sir Charles Mackerras

Ópera Completa

No AR em 07/10/2018 - 15:00

Neste mês de outubro, mês das crianças, o programa Ópera Completa vai apresentar uma seleção de óperas dedicadas ao universo infantil. Neste domingo (07) o destaque será para “Hänsel und Gretel”, ou “João e Maria”, ópera em três atos do compositor alemão Engelbert Humperdinck.

Ouça a MEC FM no player abaixo:

“Hänsel und Gretel” foi composta sobre um libreto de Adelheide Wette, irmã de Humperdinck, baseado no conto de fadas dos irmãos Grimm. Adelheide escreveu o libreto para uma apresentação doméstica, para ser encenada por seus filhos, e pediu a Humperdinck que compusesse alguns números musicais.

A ópera, porém, apesar da temática infantil, apresenta grande maturidade musical, e já foi gravada por grandes intérpretes do meio operístico. “Hänsel und Gretel” teve sua estreia em 23 de dezembro de 1893, em Weimar, sob regência de Richard Strauss. E no Brasil, foi apresentada pela primeira vez no Teatro Lírico do Rio de Janeiro, em outubro de 1902. Esta foi a primeira ópera a ser transmitida pelo rádio, em 1923, do Covent Garden, e oito anos mais tarde, no Natal de 1931, ela foi a primeira ópera completa transmitida ao vivo, também pelo rádio, pelo Metropolitan. 

No elenco, os solistas Jennifer Larmore, Jane Henschel e Rebecca Evans. Regência de Sir Charles Mackerras.

Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM

Criado em 05/10/2018 - 09:48

Mais do programa