Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Óperas "Brundibár", de Hans Krása, e “O limpador de chaminés”, de Britten, são os destaques deste domingo

Em homenagem ao mês das crianças, o Ópera Completa traz estas duas óperas com temática infantil, escritas em diferentes estilos

Ópera Completa

No AR em 21/10/2018 - 14:00

Ópera Completa deste domingo (21) segue com a homenagem ao mês das crianças com mais duas óperas com temáticas infantis escritas em períodos próximos, porém, em circunstâncias bem diferentes: "Brundibár", do compositor tcheco Hans Krása, e “O limpador de chaminés”, do inglês Benjamin Britten.  

Inspirado na "Lysistrata" de Aristófanes, a pequena ópera em dois atos "Brundibár", de Hans Krása, possui libreto de um amigo do compositor, o também judeu tcheco Adolf Hoffmeister. O compositor e o libretista escreveram esta ópera em 1938 para uma competição do governo, que acabou sendo cancelada após a invasão da Checoslováquia pelas tropas de Hitler. “Brundibár” foi escrita em um dos períodos mais tristes da história, durante a ditadura da Alemanha Nazista, e introduzida no Campo de Concentração de Terezín, na Checoslováquia ocupada, para ser encenada pelas crianças prisioneiras. O compositor tcheco Hans Krása, judeu e, ainda por cima, com convicções políticas bem divergentes, não chegou a completar 45 anos. Ele foi assassinado durante o Holocausto em Auschwitz, mas não antes de desenvolver um importante papel na vida cultural, principalmente no campo de concentração de Terezín. Utilizando uma inocente aparência de fábula infantil, a ópera, portanto, é um apelo a todos os oprimidos para que se unam no combate aos ditadores.

Já “The Little Sweep”, ou “O limpador de chaminés”, no Brasil, é uma ópera em um ato e três cenas de Benjamin Britten e libreto de Eric Crozier. Esta ópera é a segunda parte de uma produção maior para palco intitulada “Let's Make an Opera!”, que inicia com uma peça de teatro na qual os personagens estão criando uma ópera, que, no caso, será o “Limpador de chaminés”. Um dos principais objetivos destes dois trabalhos complementares, é introduzir o público ao universo operístico, desmistificando o gênero como algo difícil ou para um público seleto. Este tipo de proposta, inclusive, é algo bem comum na obra de Britten, como podemos ver também em seu “Guia de Orquestra para Jovens”, um conjunto de variações e uma fuga sobre um tema de Purcell.

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.

Tags:  ópera infantil

Criado em 19/10/2018 - 13:08

Mais do programa