Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

"O amor das três laranjas", de Prokofiev, é a ópera de destaque deste domingo

No programa, uma premiada gravação com Gabriel Bacquier, Jean-Luc Viala, Hélène Perraguin e a regência de Kent Nagano

Ópera Completa

No AR em 11/11/2018 - 15:00

O Ópera Completa deste domingo (11) atende ao pedido dos ouvintes Júlio da Rocha e Placídia Pinotti, com a apresentação de “O Amor das Três Laranjas”, de Prokofiev. 

Composta por um prólogo e quatro atos, a ópera satírica “O Amor das três laranjas”, de Prokofiev, possui libreto do próprio compositor em parceria com Vera Janacopoulos, baseado na peça teatral italiana L'Amore delle tre melarance, de Carlo Gozzi. Esta ópera, que une a tradição da Commedia Dell’arte com algumas doses de surrealismo, teve a sua estreia sob encomenda no dia 30 de dezembro de 1921, na Casa de Óperas de Chicago, nos Estados Unidos, sob a regência do próprio compositor.

Naquela época, o idioma russo estava proibido nas terras norte-americanas e Prokofiev, que não tinha fluência em inglês, escreveu o libreto em francês sob o nome L'Amour des trois oranges. A primeira produção em Russo ocorreu em 1926 e, desde então, a ópera recebeu inúmeras adaptações e faz parte do repertório de salas de óperas e concertos de todo o mundo. 

A gravação selecionada para o programa é de um álbum vencedor do Prêmio da Revista Gramophone de 1990, com Gabriel Bacquier, Jean-Luc Viala, Hélène Perraguin, e a regência de Kent Nagano. 

 

Ouça a Rádio MEC no player abaixo:

 

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na Rádio MEC FM.

 

Criado em 08/11/2018 - 17:36 - Episódio Ópera Completa 11/11/2018

Mais do programa