Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

“Serse”, de Handel, no Ópera Completa

O programa apresenta uma das mais premiadas gravações desta ópera, com o contratenor argentino Franco Fagioli.

Ópera Completa

No AR em 31/03/2019 - 15:00

O programa Ópera Completa deste domingo (31) apresenta a ópera “Serse”, de Handel, em uma das gravações mais premiadas de 2018.

As óperas de Handel representam um dos pontos altos da música na primeira metade do século 18, em um período de consolidação na história da ópera. Dividida em 3 atos, “Xerxes” ou “Serse”, tem libreto de autor desconhecido, adaptado do texto de Silvio Stampiglia, para ópera de mesmo nome, escrita por Giovanni Bononcicni.

O personagem título de “Serse” é inspirado no rei da Pérsia, entre 486 e 465 antes de Cristo. A ópera teve sua estreia, em forma de concerto, em março de 1738 e foi encenada no mês seguinte, no dia 15 de abril, em Londres, mas não foi muito bem recebida na época e ficou quase 200 anos esquecida, sendo resgatada apenas no século 20. Entretanto, “Serse” possui uma das mais famosas árias operísticas, “Ombra mai fú”, logo no início do primeiro ato, que se tornou célebre, sendo interpretada isoladamente em concertos sob o título “O Largo de Serse”.

Em 2018, a gravação desta ópera, com o contratenor argentino Franco Fagioli, foi uma das mais premiadas e elogiadas do ano, ganhando o título de melhor gravação da Revista Gramophone e do site Presto Classical.

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.  

Criado em 29/03/2019 - 09:05 - Episódio Ópera Completa 31-03-19

Mais do programa