Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

"Lulu", de Alban Berg, é o destaque do Ópera Completa deste domingo

No programa, uma premiada gravação desta ópera com a soprano canadense Teresa Stratas, a mezzo-soprano australiana Yvonne Minton e a regência de Pierre Boulez

Ópera Completa

No AR em 02/06/2019 - 15:00

O programa Ópera Completa deste domingo (02) a presenta "Lulu", ópera do compositor austríaco Alban Berg.

Constituída por um prólogo e três atos, a ópera “Lulu”, de Alban Berg, foi escrita integralmente sob as regras dodecafônicas de composição. “Lulu” possui libreto em alemão escrito pelo próprio compositor, adaptado das peças “A Caixa de Pandora” e “Erdgeist”, de Frank Wedekind. Alban Berg começou a trabalhar nesta composição em 1929, logo após a sua primeira ópera “Wozzeck”.

Porém, não conseguiu finalizá-la antes da sua morte, em dezembro de 1935. “Lulu” foi apresentada pela primeira vez em versão incompleta, com apenas dois atos, em 2 de junho de 1937, em Zurique. A ópera somente foi concluída anos após a morte do compositor, por Friedrich Cerha, e estreou em versão completa na Ópera de Paris, em 1979. 

O programa traz uma importante gravação desta ópera, lançada em 1979, com Teresa Stratas, Yvonne Minton e grande elenco, além da regência de Pierre Boulez. Este álbum recebeu os mais consagrados prêmios da categoria, como o Gramophone Awards, o Presto Classical, além de três Grammys por melhor álbum, melhor gravação de ópera e melhor engenharia de som.

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.

Criado em 30/05/2019 - 18:25 - Episódio Ópera Completa 02-06-2019

Mais do programa