Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

"Homem na pele de urso", de Siegfried Wagner, é o destaque do Ópera Completa

No programa, uma das raríssimas gravações desta ópera, com o tenor austríaco Volker Horn, o baixo Henry Kiichli e a soprano americana Beth Johanning

Ópera Completa

No AR em 09/06/2019 - 15:00

O programa Ópera Completa deste domingo (09) homenageia os 150 anos de nascimento de Siegfried Wagner e apresenta a sua ópera “Der Bärenhäuter” (ou Homem na pele de urso). 

Ouça a MEC FM:

Nascido em 6 de junho de 1869, Siegfried Wagner era filho de Richard Wagner, e neto (por parte de mãe) do também grande compositor romântico Franz Liszt. O nome de Siegfried Wagner está fortemente vinculado ao Teatro do Festival de Bayreuth. Nesta tradicional casa de ópera criada por seu pai, Siegfried foi diretor durante anos e introduziu novos estilos de encenação que são usados como modelo até os dias de hoje.  

Siegfried Wagner também se tornou muito reconhecido por suas inúmeras óperas, tendo composto 18 no total. Mas, por incrível que pareça, suas composições sofreram mais influências de seu professor Engelbert Humperdinck, do que de seu pai, Richard Wagner, que foi um dos maiores nomes da ópera alemã. 

A ópera em três atos “Der Bärenhäuter” (ou Homem de pele de urso) possui libreto do próprio compositor Siegfried Wagner, e é baseada na história homônima dos irmãos Grimm. “Der Bärenhäuter” foi a primeira ópera de Siegfried Wagner, escrita em 1898, e teve a sua estreia em 22 de janeiro de 1899, no Teatro Nacional de Munique. 

O programa traz uma das raras gravações desta ópera, com Volker Horn, Henry Kiichli, Beth Johanning, Alfred Feilhaber e Adalbert Waller. Coro e Orquestra Sinfônica da Turíngia, sob a regência de Konrad Bach.

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.

Criado em 07/06/2019 - 13:22

Mais do programa