Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

"Capriccio", de Richard Strauss, é o destaque do Ópera Completa deste domingo

O programa faz um especial "70 anos sem Richard Strauss" e apresenta a última ópera deste importante compositor alemão

Ópera Completa

No AR em 08/09/2019 - 15:00

O Ópera Completa deste domingo (8) faz um especial “70 anos sem Richard Strauss”, e apresenta a sua ópera em um ato “Capriccio”.

Com o subtítulo “Uma Conversa Musical”, Capriccio foi a última ópera composta por Richard Strauss. Sua estreia mundial ocorreu em Munique, no dia 28 de outubro de 1942. Com o libreto de Clemens Krauss, a história de Capriccio gira em torno de uma discussão sobre a própria ópera. Por isso, ela é comumente definida como “uma ópera dentro de uma ópera” e aborda, principalmente, a importância da música, poesia, dança e teatro dentro do gênero. 

O tema de “Capriccio” pode ser resumido em: "Qual é a maior arte: poesia ou música?" Esta questão é dramatizada pela história de uma condessa dividida entre dois pretendentes: Olivier, o poeta, e Flamand, o compositor. 

Aliás, outro grande destaque nesta ópera é o tratamento refinado que o compositor aplicou na voz de soprano da Condessa Madeleine, que no programa será interpretada pela consagrada cantora alemã Elisabeth Schwarzkopf, que foi uma das mais consagradas sopranos do período pós-Segunda Guerra Mundial. O programa traz uma das mais importantes gravações desta ópera, que conta também com Dietrich Fischer-Dieskau, Nicolai Gedda, Hans Hotter, Christa Ludwig, além da regência de Wolfgang Sawallisch.

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM. Clique no player abaixo para ouvir a MEC FM:

Criado em 06/09/2019 - 11:57

Mais do programa