Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ópera “Semiramide”, de Rossini, é o destaque deste domingo

No programa, uma premiada gravação finalista do Prêmio Gramophone de 2019, com a soprano coloratura russa Albina Shagimuratova

Ópera Completa

No AR em 29/09/2019 - 15:00

O Ópera Completa deste domingo (29) segue com a lista dos finalistas ao Prêmio Gramophone de 2019 e apresenta a ópera “Semiramide”, de Rossini. 

Ouça a MEC FM:

A ópera em dois atos “Semiramide”, de Rossini, possui libreto de Gaetano Rossi e é baseada na tragédia de Voltaire, que por sua vez, se inspirou na lenda de Semiramis da Babilónia. Composta em 1822, essa foi a última ópera italiana de Rossini, que seguiu posteriormente sua carreira na França. Em “Semiramide”, Rossini buscou o retorno das tradições vocais de suas primeiras composições, além de trazer alguns ornamentos e refinamentos característicos do barroco.
“Semiramide” teve uma estreia de sucesso em 3 de fevereiro de 1823, no Teatro La Fenice, em Veneza, e desde então é tida como uma das principais obras primas de Rossini. 

E a gravação selecionada para o programa é uma das finalistas ao prêmio de 2019, de melhor gravação operística da Revista Gramophone, e conta com a soprano coloratura russa Albina Shagimuratova no papel-título da ópera. Aliás, a incrível interpretação com Albina Shagimuratova já rendeu alguns dos mais importantes prêmios, como o Presto Classical como melhor gravação do ano, além do International Opera Award e o International Classical Music Awards. 

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM

Criado em 27/09/2019 - 14:16

Mais do programa