Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Acompanhe "Tosca", de Puccini, um dos destaques do Festival Amazonas de Ópera

Ouça, no Ópera Completa deste domingo, a estreia nacional desta ópera

Ópera Completa

No AR em 24/11/2019 - 15:00

O Ópera Completa deste domingo (24) segue com a temporada 2019 do Festival Amazonas de Ópera. Nesta edição, confira a estreia nacional de “Tosca”, de Puccini.

Constituída por três atos, a ópera “Tosca”, de Puccini, tem libreto de Luigi Illica e Giuseppe Giacosa, baseado na peça “La Tosca”, de Victorien Sardou. A primeira apresentação ocorreu no Teatro Costanzi de Roma, em 14 de janeiro de 1900, e logo alcançou um sucesso imediato de público - mas com uma certa resistência da crítica. Mas, felizmente, a opinião do público prevaleceu, e Tosca se tornou uma das obras mais gravadas e interpretadas do repertório operístico mundial.

Puccini fez o uso de “leitmotiv" para identificar personagens, objetos e ideias, sempre com grande força dramática, uma das principais características desta ópera. A estreia nacional da ópera aconteceu no dia 11 de maio deste ano, no Teatro Amazonas, durante a 22ª edição do Festival Amazonas de Ópera. A montagem de “Tosca” contou com a parceria do Teatro Solís, do Uruguai, e teve a direção cênica de Jorge Takla, com cenários de Nicólas Boni, figurinos de Pablo Ramirez e desenho de luz por Fábio Retti.

A história da ópera foca em três personagens principais: o pintor Mario Cavaradossi e a cantora Floria Tosca, que estão apaixonados, e o obcecado barão Scarpia, que também tem interesse na personagem-título. Todo o expressivo cenário que leva a uma tragédia foi muito bem representado por solistas de grande escalão, como o tenor Fernando Portari, como Cavaradossi, o barítono Rodrigo Esteves, como o vilão Scarpia, e a soprano Daniella Carvalho, que interpretou a personagem Tosca pela quarta vez.

E o programa também contou com a participação do premiado barítono de carreira internacional, Rodrigo Esteves, que falou sobre a sua atuação nesta 22ª edição do FAO e sobre o seu personagem Scarpia.

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM. Clique no player abaixo para ouvir:

 

Criado em 22/11/2019 - 15:10

Mais do programa