Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

"A danação de Fausto", de Berlioz, é o destaque do Ópera Completa

Programa traz o pré-lançamento de uma gravação com Nicolas Courjal, Alexandre Duhamel, Joyce DiDonato, Michael Spyres e regência de John Nelson

Ópera Completa

No AR em 03/11/2019 - 15:00

O programa Ópera Completa deste domingo (03) apresenta a gravação mais recente de “A danação de Fausto”, de Hector Berlioz, cujo lançamento mundial está previsto para o dia 22 de novembro. 

Ouça a MEC FM:

A obra “A danação de Fausto” é, na verdade, uma composição musical para quatro solistas, coro e orquestra. Para compor a obra, Berlioz se inspirou no poema dramático “Fausto”, de Goethe, e dividiu em quatro partes. 

Talvez por possuir uma característica intermediária entre uma ópera e uma cantata (ou um oratório), a “A danação de Fausto” não foi muito bem compreendida pelo público e pela crítica na ocasião de sua estreia, que ocorreu na Opéra-Comique em Paris, em 6 de dezembro de 1846, o que gerou certo prejuízo ao compositor. 

A obra foi aceita pelo público somente quando passaram a executá-la em formato de concerto. Hoje em dia, entretanto, é comum encontrá-la nas duas formas, tanto em produções operísticas quanto em salas de concertos. 

Entre as passagens mais conhecidas de “A danação de Fausto”, de Berlioz, podemos destacar a “Marcha Húngara”, o “Ballet des sylphes” e o “Menuet des follets”, todas elas somente instrumentais, que será apresentada no programa com a interpretação da Orquestra Filarmônica de Estrasburgo. Esta gravação, cujo lançamento ainda está previsto para o dia 22, conta ainda com a interpretação da premiada mezzo-soprano americana Joyce DiDonato, o tenor (também americano) Michael Spyres, e os franceses Nicolas Courjal (baixo) e Alexandre Duhamel (barítono), além da regência de John Nelson. 

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.

Criado em 01/11/2019 - 10:23

Mais do programa