Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

“Maria Stuarda”, de Gaetano Donizetti, no Festival Amazonas de Ópera.

Ópera Completa segue com as transmissões da temporada 2019 do Festival Amazonas de Ópera.

Ópera Completa

No AR em 17/11/2019 - 15:00

O Ópera Completa deste domingo (17) segue com a temporada de 2019 do Festival Amazonas de Ópera. Em sua vigésima segunda edição, o Festival trouxe a estreia nacional da versão crítica de “Maria Stuarda”, apresentada no Teatro Amazonas (em Manaus), em 5 de maio de 2019.

Composta em 1835, “Maria Stuarda” é a quadragésima oitava ópera de Gaetano Donizetti, que escreveu mais de sessenta obras do gênero. “Maria Stuarda” teve sua estreia em 30 de dezembro de 1835, no Teatro La Scala de Milão, e é tida como a segunda parte de um tríptico, que começa com “Anna Bolena” e termina com “Roberto Devereux”, tendo como fio condutor os reinados de Henrique Oitavo e Elisabeth Primeiro.

O libreto da ópera foi escrito por um jovem de 17 anos, Giuseppe Bardari, que se baseou na peça de mesmo nome de Schiller. A ópera conta uma história repleta de intrigas políticas, sociais e religiosas, enfatizando a enigmática personagem Maria Staurda (Rainha da Escócia), sua paixão secreta por Roberto (Conde de Leicester) e uma suposta rivalidade entre ela e Elisabeth (Rainha da Inglaterra). //

Como um bom exemplo do estilo bel canto de meados do século 19, muito comum nas obras de Gaetano Donizetti, “Maria Stuarda” apresenta uma grande riqueza na escrita vocal, com destaque para o contraste das vozes entre as duas personagens principais. A rivalidade entre as duas monarcas foi muito bem representada durante o Festival Amazonas de Ópera, com a premiada soprano brasileira Tatiana Carlos, no papel de Elisabeth, e a soprano italiana Cristina Giannelli, como Maria Stuarda. Aliás, podemos dizer que Giannelli já é uma especialista em interpretar essa personagem, tendo participado de mais três montagens desta mesma ópera. 

A produção também contou com os solistas Paulo Mandarino, Dhijana Nobre, Fred Oliveira e Pepes do Valle, acompanhados pelo Coral do Amazonas, a Amazonas Filarmônica e o Núcleo de Teatro do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, com direção musical e regência do maestro Marcelo de Jesus. Os figurinos foram assinados por Fábio Namatame, que fez uma releitura dos trajes usados pela realeza e pelos nobres do século 16. Destaca-se também o trabalho do diretor de cena Davide Garattini, cujo cenário simulou um grande tabuleiro de xadrez.

Ouça a temporada 2019 do Festival Amazonas de Ópera, no programa Ópera Completa, que vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.

Criado em 15/11/2019 - 11:45 - Episódio Ópera Completa 17-11-19

Mais do programa