Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

"Theodora", de Handel, é o destaque do Ópera Completa deste domingo

O programa traz uma gravação realizada ao vivo na Sala Cecília Meireles, com a Camerata Vocal e Orquestra de Câmara da Associação de Canto Coral

Ópera Completa

No AR em 15/12/2019 - 15:00

Ópera Completa deste domingo (15) apresenta a obra “Theodora”, de Haendel, em uma gravação realizada ao vivo na Sala Cecília Meireles, com a Camerata Vocal e Orquestra de Câmara da Associação de Canto Coral.

Composta em 1749, “Theodora” é um oratório dramático em três atos, muitas vezes encenado como uma ópera. A obra teve a sua estreia em 16 de março de 1750, no Teatro Covent Garden, mas não se tornou tão popular pelo grande público. “Theodora”, entretanto, era o oratório preferido de Haendel e, hoje em dia, é considerado uma verdadeira obra-prima do compositor. O libreto escrito por Thomas Morell é baseado em uma obra de Robert Boyle publicada em 1687 com o nome de "O Martirio de Theodora e de Didymus". O argumento, que se passa no século 4, conta uma história verídica de uma cristã que sofre opressões religiosas, mas desafia o decreto de Roma e se nega a participar de uma festa pagã. A tragédia, que resulta na morte da heroína e de seu aliado, é repleta de reflexões atuais sobre questões religiosas e opressões, além de empoderamento feminino e liberdade de escolha.

O Ópera Completa vai ao ar no domingo, às 15h, na MEC FM.

Criado em 13/12/2019 - 18:43

Mais do programa