Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Erradicada em 2006, doença de chagas reaparece no Brasil

Foram detectados casos da doença em Acará, no nordeste do Pará, devido ao consumo de açaí contaminado por fezes do barbeiro

Ponto de Encontro

No AR em 12/09/2018 - 10:49

O Ponto de Encontro desta quarta-feira (12) conversa com a cardiologista do Hospital Universitário de Brasília (HUB), Dra. Fernanda Weiler, sobre os casos da doença de chagas no Pará.

"É uma tristeza isso estar acontecendo. Em 2006, o Brasil chegou a receber um certificado de erradicação de transmissão da doença, mas daquela forma de transmissçao tradicional em que o barbeiro se escondia nas paredes das casas antigas e durante a noite picava a pessoa, ao picar defecava perto da pele, a pessoa coçava a região e o tripanossoma entrava na corrente sanguínea e causava a doença de chagas", explica a cardiologista.

 

A médica explica que os novos casos da doença que estão surgindo são por contaminação indireta, ou seja, pela ingestão do barbeiro, que é triturado junto com os alimentos. Essa forma de contágio costuma ocorrer com a ingestão do açaí e do caldo de cana.

“É uma preocupação nova. A gente vai ter que melhorar nossa vigilância sanitária, vai ter que tomar algumas providências para que essa transmissão seja interrompida porque a doença de chagas é uma doença crônica, então, às vezes não é detectada logo no contágio. Ás vezes demora 20 anos para surgir o primeiro sintoma. Essa conttaminação pode estar em maior escala do a gente está percebendo”, complementa.

 

Ouça a entrevista no player abaixo:

O programa Ponto de Encontro vai ao ar de segunda a sexta, às 10h, na Rádio Nacional da Amazônia; aos sábados, às 7h, e aos domingos, às 8h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

 

 

 

 

Criado em 12/09/2018 - 10:56

Mais do programa