Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Novembro azul reforça diagnóstico precoce do câncer de próstata

Oncologista pontua quais os sintomas de alerta e tratamentos da doença

Ponto de Encontro

No AR em 06/11/2018 - 10:00

O Ponto de Encontro desta terça-feira (06) conversou com o oncologista e titular do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês e professor de medicina na Universidade Católica de Brasília, Igor Morbeck, sobre a campanha Novembro Azul, que alerta a população sobre o câncer de próstata. "É importante lembrar que essa campanha não é de prevenção, até porque esse não é um tumor passível de prevenção. Mas esse é um tumor passível de diagnóstico precoce", pontuou o médico.

De acordo com Morbeck, o câncer de próstata é uma doença silenciosa, mas alguns sintomas de alerta podem ser detectados: jato urinário fraco, dificuldade para urinar, gotejamento ao final da urina e sangramento.  

Igor esclareceu, ainda, que os dois tratamentos padrões para a doença localizada são a cirurgia e a radioterapia. "Os estudos mais recentes mostram que as duas modalidades têm resultados absolutamente iguais em termos de sobrevida", disse.  

Ouça a entrevista completa:


 O programa Ponto de Encontro vai ao ar de segunda a sexta, às 10h, na Rádio Nacional da Amazônia. O Ponto de Encontro também vai ao ar aos sábados, às 7h, e aos domingos, às 8h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

 

Criado em 06/11/2018 - 11:33

Mais do programa