O Repórter Solimões noticiou nessa terça-feira (17), que após quase 40 dias de ocupação, indígenas teriam deixado a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Atalaia do Norte. A informação havia sido repassada pelo indígena César Mayoruna. A matéria foi ao ar na Rádio Nacional do Alto Solimões e disponibilizada no site da Rádios EBC com o título “Indígenas deixam prédio da Funai em Atalaia do Norte [6]”.
No entanto, os indígenas das etnias matis, marubos, mayoruna, kanamari e kulinas, ainda permanecem na sede da Funai, retificou o colaborador da Rádio Nacional em Atalaia do Norte, Nailson Tenazor, após conversa com caciques que estão no prédio.
Segundo Tenazor, os indígenas deram um prazo até dia 2 de março para que para representantes da Funai em Brasília se desloquem até Atalaia do Norte com uma equipe de negociação. Caso contrário, eles ficarão no local até o governo federal resolver as demandas dos indígenas, como a troca do coordenador da fundação na cidade. Os caciques ainda relataram que outros indígenas estão descendo os rios para reforçar o movimento.