Pixinguinha e Mário de Andrade se conheceram em 1926, em São Paulo, e o músico logo se tornou informante do escritor para o capítulo 7 do romance Macunaíma. Ensaios sobre música que Mário realizou também foram influenciados por Pixinguinha. E composições como "Urubatã"; "Patrão, prenda seu gado" e "Ha-Hu-laô" entusiasmavam o escritor. As relações entre as vidas e as obras dos dois são os temas do programa, que conta com depoimentos de Flávia Camargo Toni, pesquisadora do Instituto de Estudos Brasileiros da USP.
Ouça o programa no player abaixo.
O Rádio Batuta é reprisado na rádio MEC AM, às 20hs, de sábado e na MEC FM, às 22hs, de segunda-feira.
Repertório
Tudo preto (Júlio Casado) – Orquestra do Pessoal da Velha Guarda, com arranjo de Pixinguinha
Urubatã (Pixinguinha) – Orquestra Pixinguinha, dirigida por Henrique Cazes
Babaô miloquê (Josué de Barros) – Josué de Barros, com arranjo de Pixinguinha
Xou kuringa (João da Baiana) – Francisco Sena e Grupo da Guarda Velha, com arranjo de Pixinguinha
O urubu e o gavião (Pixinguinha) – Pixinguinha
Viola quebrada (Mário de Andrade) – Cida Moreira e Paulo Freire
Patrão, prenda seu gado (Pixinguinha, Donga e João da Baiana) – Grupo da Guarda Velha
Ha-Hu-laô (Pixinguinha, Donga e João da Baiana) – Francisco Sena
Capote de mangô é teu (Faustino Pedro da Conceição) – Elsie Houston, com arranjo de Pixinguinha
Meu barco é veleiro – coro de carregadores de piano de Recife
Oh, flor, linda flor – coro infantil da Fazenda São José (PB)
Adeus, adeus, adeus, boi pai do campo – boi-bumbá de Belém do Pará
Festa de Nanã (Pixinguinha e Gastão Vianna) – Wilson Moreira e Orquestra Pixinguinha, dirigida por Henrique Cazes
Apresentação: Pedro Paulo Malta
Roteiro: Pedro Paulo Malta, Paulo Aragão, Marcílio Lopes e Bia Paes Leme
Edição: Filipe Di Castro