Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Jacob do Bandolim é o homenageado do mês no Rádio Batuta

No mês de seu centenário, especial traz vida e obra do músico, também criador do grupo Época de Ouro

Rádio Batuta

No AR em 05/02/2018 - 21:00

Rádio Batuta dedica as próximas quatro segundas-feiras de fevereiro a Jacob do Bandolim. Aniversariante do mês, o músico completaria 100 anos, em 2018. O especial “Vibrações – O Som de Jacob do Bandolim” traz oito capítulos que serão apresentados em pares. A estreia acontece nesta segunda (05), com a exibição do primeiro e do segundo episódios da série.

“Reminiscências - Jacob e suas origens” é o título do primeiro capítulo, recorda a infância de Jacob Pick Bittencourt, filho de um farmacêutico capixaba com uma polonesa que fugiu da Primeira Guerra e gerenciou, na Lapa carioca, uma pensão voltada para a prostituição. A paixão pelo violino que escutava um francês cego tocar no andar de baixo evoluiu para um bandolim que logo dominou. Aos 15 anos ele já estreava no rádio, iniciando uma brilhante carreira de intérprete, compositor e acompanhante de cantores, como Ataulfo Alves. O programa conta com uma gravação rara de Jacob com Pixinguinha e Benedito Lacerda.

No repertório deste estão:

  • Reminiscências (Jacob do Bandolim) - Jacob do Bandolim
  • É do que há (Luís Americano) - Jacob do Bandolim
  • Si alguém soffreu (Jacob do Bandolim) - Aracy de Almeida
  • Ai, que saudades da Amélia (Ataulfo Alves e Mário Lago) - Ataulfo Alves e Jacob do Bandolim (trecho)
  • Treme-treme (Jacob do Bandolim) - Jacob do Bandolim, Pixinguinha e Benedito Lacerda
  • Cabuloso (Jacob do Bandolim) - Jacob do Bandolim

Já o segundo episódio da série ganhou o nome de “Horas vagas - Jacob, o amador rigoroso”, onde é possível conferir trecho famoso depoimento do músico ao Museu da Imagem e do Som, em que se orgulha de dizer que nunca viveu de música. Foi vendedor ambulante dos produtos mais diversos e depois se firmou como escrevente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Mas era um amador rigoroso, que organizava saraus em sua casa nos quais não era permitido conversar, pois o objetivo ali era tocar. E que não tolerava erros dos outros. Implicava com Pixinguinha, que "tocava com qualquer um", como recorda Paulinho da Viola em entrevista. O episódio também conta com depoimentos de Hermínio Bello de Carvalho e Déo Rian. E termina com um movimento da histórica suíte Retratos.

No repertório estão:

  • Horas vagas (Jacob do Bandolim) - Déo Rian - trecho
  • Feia (Jacob do Bandolim) - Jacob do Bandolim
  • Noites cariocas (Jacob do Bandolim) - Jacob do Bandolim e outros em gravação caseira, lançada em LP
  • Pastora dos olhos castanhos (Horondino Silva e Alberto Ribeiro) - Jacob do Bandolim e Cesar Faria em gravação caseira - trecho
  • Retratos (1º movimento: Pixinguinha) (Radamés Gnattali) - Jacob do Bandolim e orquestra

O especial tem apresentação e roteiro de Pedro Paulo Malta; concepção de Paulo Aragão, Marcílio Lopes e Pedro Aragão; colaboração de Lucas Nobile; edição de Filipe Di Castro e apoio de Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro.

Rádio Batuta vai ao ar toda segunda-feira, às 21h, na Rádio MEC AM; e, às 22h, na Rádio MEC FM.

Ouça a Rádio MEC AM do Rio de Janeiro no player abaixo:

 

Criado em 02/02/2018 - 17:43

Mais do programa