Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Debussy é o homenageado do Rádio Batuta

O compositor, que é considerado um influenciador da música moderna, tem sua obra considerada capaz de dissolver formas tradicionais e detentora de uma beleza fugidia

Rádio Batuta

No AR em 30/03/2018 - 20:00

Cem anos após sua morte, ocorrida em 25 de março de 1918, Claude Debussy continua sendo um compositor simultaneamente fácil e difícil, como aponta Arthur Dapieve no programa deste sábado (31) em homenagem ao francês que influenciou toda a música moderna, inclusive o jazz. Fácil, porque suas melodias cativam à primeira audição. Difícil, porque nunca oferece ao ouvinte uma estrutura à qual se agarrar.

O repertório selecionado por Dapieve apresenta vários formatos, do piano solo às filarmônicas. E termina com o próprio Debussy interpretando uma peça sua, numa gravação de 1913 recuperada pelo sistema Welte-Mignon.

Repertório - Todas as composições são de Debussy:

Reflets dans l’eau - Seong-Jin Cho - 5:44

Prélude à l’aprés-midi d’un faune - Orquestra Nacional de Lyon, regida por Jun Märkl - 10:12

Quarteto de Cordas. III. Andantino, doucement expressif - Quarteto Ébène - 8:18

La mer: I. De l’aube à midi sur la mer - Filarmônica de Berlim, regida por Simon Rattle - 9:14

Pelléas et Mélisande: “Mes longs cheveux” - Maria Ewing, François Le Roux e a Filarmônica de Viena, regida por Claudio Abbado - 6:00

Clair de Lune - Orquestra do Ulster e Yan Pascal Tortelier - 4:13

La cathédrale engloutie - Claude Debussy - 5:01

Rádio Batuta vai ao ar aos sábados, às 20h, nas rádios MEC AM e MEC FM. A série Prelúdios tem apresentação de Arthur Dapieve e edição de Filipe de Castro.

Ouça no player abaixo:

Criado em 29/03/2018 - 11:38

Mais do programa