Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rádio Batuta faz programa especial em homenagem ao bairro do Leblon

No programa, você ouve clássicos do samba como "Samba do Leblon", com interpretação de Miltinho, e entrevista de dois artistas moradores do bairro: Andrea Dutra e Luís Filipe de Lima

Rádio Batuta

No AR em 14/10/2019 - 17:00

O bairro do Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro, completa em 2019 seu primeiro centenário e, entre outras novidades, traz a de estar cada vez mais presente na geografia musical da cidade. Este é o assunto do programa apresentado por Joaquim Ferreira dos Santos com Luís Filipe de Lima, violonista e pesquisador, e Andréa Dutra, cantora e pesquisadora.

A música popular flagrou a evolução do bairro, que de início era visto como um sinônimo de pecado ("Moleque indigesto"), cenário de encontros amorosos e hoje é um dos endereços mais chiques (ou elitistas) do Brasil ("Avec no Leblon"). Noel Rosa, Braguinha e Lamartine Babo fizeram marchinhas sobre o Leblon, mas elas eram raras até a segunda metade do século passado. Com o bairro se urbanizando e servindo de endereço a muitos artistas, os seus personagens e situações passaram a ser temas de canções. Joaquim, Filipe e Andréa recordam algumas delas e contam histórias de artistas que viveram no bairro, como Tom Jobim (que Filipe via tomar uísque numa academia de ginástica), Elton Medeiros, Alceu Valença e Haroldo Barbosa.

Ouça a MEC Rio:

 

Repertório:

"Samba do Leblon" (Luiz Ayrão) - Miltinho

"O que que há com a sua baratinha?" (Furnarius Rufus) - Luís Filipe de Lima

"Moleque indigesto" (Lamartine Babo) - Carmen Miranda e Lamartine Babo

"Óculos" (Herbert Vianna) - Paralamas do Sucesso

"Mudando de conversa" (Maurício Tapajós e Hermínio Bello de Carvalho) - Andréa Dutra

"Andar, andar" (Alceu Valença) - Alceu Valença

"Aquilo bom" (Luiz Gonzaga e Severino Ramos) - Elba Ramalho

"Codajás" (Danilo Caymmi e Ronaldo Bastos) - Nana Caymmi

"Avec no Leblon" (Umberto Silva, Paulo Aguiar e Mergulhão) - Elza Soares

"Lua do Leblon" (Fausto Nilo e Lisieux de Costa) - Marcos Lessa

 

Rádio Batuta tem apresentação de Joaquim Ferreira dos Santos e edição de Filipe Di Castro. Vai ao ar toda segunda, às 17h, na Rádio MEC 800 Khz Rio; e às 22h, na Rádio MEC FM 99,3 Mhz Rio e 800 Khz Brasília. A reapresentação em rede é aos sábados, às 20h.

Tags:  Leblon Música

Criado em 11/10/2019 - 15:38

Mais do programa