Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rádio Batuta estréia a série "Frank Sinatra - A voz do século XX"

Neste sábado, o programa traz o primeiro episódio do especial sobre o

O centenário do maior cantor popular da história se completou em 12 de dezembro de 2015 e a Rádio Batuta, para comemorar, celebra a data com "Frank Sinatra – A voz do século XX", documentário em oito capítulos concebido, roteirizado e apresentado pelo jornalista João Máximo

 

Frank Sinatra iniciou sua carreira em 1939, como crooner de orquestra, e quatro anos depois já era um ídolo que arrancava gritos das fãs e elogios dos críticos. Como nas mais emocionantes biografias, desceu ao inferno – por causa da paixão pela atriz Ava Gardner, entre outros motivos – e renasceu nos anos 1950 como o intérprete maduro e versátil que nunca mais perderia o trono. Suas turbulentas relações com a máfia e com a política também o manteriam em permanente foco, nem sempre de maneira favorável à sua imagem.

 

Além dos serviços prestados à história da música brasileira, como biógrafo de Noel Rosa e jornalista, João Máximo é um profundo conhecedor da música americana. Para narrar a saga de Sinatra, valeu-se de gravações raras nunca lançadas comercialmente no Brasil, como as participações em programas de rádio e no cinema e com os áudios retirados dos filmes. A série conta com mais de 120 canções. A trajetória do cantor também é balizada pelos arranjadores com quem trabalhou, entre eles Axel Stordahl e Nelson Riddle.

 

Neste sábado (16), João Máximo apresenta registros feitos antes mesmo de Frank Sinatra começar sua carreira fonográfica: em dois programas de rádio, com o conjunto vocal Hoboken Four e o instrumental The Four Sharks, e cantando "Stardust" acompanhado da orquestra de Harry James, em 8 de julho de 1939, no Roseland Ballroom.

 

A formação de James foi a primeira dos tempos de crooner de Sinatra, e nesse período ele fez sua gravação inicial de "All or nothing at all". A orquestra de Tommy Dorsey, maior e mais poderosa, foi a segunda e contribuiu para o cantor se tornar conhecido em todos os EUA. Na big band do trombonista, Sinatra conheceu Axel Stordahl, um dos principais arranjadores de sua vida. Foi com Stordahl que realizou, em 1942, suas primeiras gravações como artista com nome próprio, não mais crooner. Entre as canções escolhidas, "Night and day", a que mais interpretou na vida. Começava assim sua escalada rumo à glória.

 

Acompanhe a Rádio Batuta na MEC FM 99,3, aos sábados, às 19h, com reprise na MEC AM 800, aos domingos, às 20h30.

 

Concepção, roteiro e apresentação: João Máximo

Edição e sonorização: Filipe Di Castro



Criado em 15/01/2016 - 22:35 e atualizado em 15/01/2016 - 20:39

Mais do programa