Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

MEC FM estreia programa Rádio Batuta neste sábado

Criada em 2010, a Rádio Batuta explora o acervo musical do Instituto

A MEC FM 99,3 estreia no sábado (09), às 19h, o programa Rádio Batuta, uma  produção da equipe do Instituto Moreira Salles (IMS), que disponibiliza por meio da rádioweb obras do vasto acervo musical da instituição. A ação é resultado da parceria entre a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), gestora da Rádio MEC, e o IMS.

 

O programa levará ao ar quatro séries da Rádio Batuta que prometem encantar os ouvintes da MEC FM, alternadamente, a cada sábado. A estreia será com "Pixinguinha na Pauta", que explora o acervo do compositor e tem apresentação do time da Rádio Batuta. Alfredo da Rocha Vianna Filho, nome de batismo de Pixinguinha, foi um dos maiores compositores da música popular brasileira e contribuiu diretamente para que o choro encontrasse uma forma musical definitiva.

 

No sábado seguinte (16), é a vez de o ouvinte sintonizar "Frank Sinatra - A voz do século XX". O especial, que é apresentado pelo jornalista, estudioso e crítico musical João Máximo, exalta o artista que marcou o século passado e cujo centenário de nascimento foi comemorado em 12 de dezembro passado.

 

No sábado (23), Reinaldo Figueiredo apresenta o "A volta ao jazz em 80 mundos", que traz versões que jazzistas fizeram de canções populares e mostra as muitas matérias-primas absorvidas pelo jazz.

 

Já no dia 30, é a vez do também jornalista e crítico musical, Arthur Dapieve, entrar no ar com o "Prelúdios", programa dedicado à música clássica e aos grandes nomes mundiais desse universo.

 

A parceria ainda terá a veiculação, pela MEC FM, de outras produções da Rádio Batuta ao longo do ano, como a série "A Voz Humana", com o poeta Eucanaã Ferraz.

 

A Rádio Batuta

A rádio on-line foi lançada pelo Instituto Moreira Salles (IMS) no final de agosto de 2010 com o objetivo de explorar de modo crítico e sistemático e tornar o mais público possível o vasto acervo do IMS, que naquele ano já dispunha de mais de 100 mil músicas, formado basicamente por discos de 78 RPM, que são em sua maioria de uma época pré-bossa nova, até os anos 1950.

 

Ouça a Rádio Batuta na MEC FM 99,3, aos sábados, às 19h. O programa "A voz humana" vai ao ar às terças-feiras, à meia-noite.
 



Criado em 07/01/2016 - 23:51 e atualizado em 13/01/2016 - 18:12

Mais do programa