Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rádio Memória lembra de Orlando Silva, o "Cantor das Multidões"

Carioca do Engenho de Dentro, o Divino é considerado um dos maiores

O Rádio Memória deste domingo (27) chama a atenção dos ouvintes para o centenário de Orlando Silva (1915 - 1978), conhecido como o "Cantor das Multidões", a se completar no dia 03 de outubro de 2015. O programa é apresentado e produzido por Gerdal dos Santos, das 7h às 8h da manhã.

 

Ouça a música "Rosa", na voz de Orlando Silva, clicando no player acima.

 

 

 

Sobre Orlando Silva

 

Segundo as informações do perfil de Orlando Silva, no Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, "Estreou no rádio no dia 23 de junho de 1934, aos 17 anos de idade, participando do programa de Francisco Alves na Rádio Cajuti. (...) Em 1935, gravou seu primeiro disco, com acompanhamento do Grupo do Canhoto, de Rogério Guimarães, interpretando o samba-canção "No quilômetro dois...", de J. Aimberê e o samba "Para Deus somos iguais", de J. Cascata e J. Barcelos."

 

"Com o fim do programa de Francisco Alves em 1935, passou a se apresentar nas Rádios Guanabara, Rádio Clube, Educadora, e na Transmissora, fundada nos estúdios da RCA, que durou apenas seis a sete meses. Num intenso corre-corre, apresentava-se diariamente e até mesmo em duas estações num mesmo dia. Sua  consagração no Rádio foi a apresentação no Programa Casé, do qual participavam todas as grandes estrelas da época."

 

"Em 12 de setembro de 1936, participou da inauguração da Rádio Nacional. Seu contrato de exclusividade foi assinado 11 dias antes da inauguração. Pelo seu contrato na Rádio Nacional, seria o primeiro cantor a ter um programa exclusivo nessa emissora e passou a se apresentar às quintas-feiras sob o patrocínio de Urodonal. A cada quinta-feira, tinha um convidado, alguns nomes internacionais em visita ao Rio, como  Pedro Vargas, Jean Sablon, etc."

 

Essas e outras histórias, com Gerdal dos Santos, neste domingo, das 7h às 8h da manhã!

 



Criado em 25/09/2015 - 21:16 e atualizado em 25/09/2015 - 18:10

Mais do programa