Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Arte sonora e música: alguns limites possuem linhas imperceptíveis

Rádio Mirabilis, nesta quinta (17), traz o som do Chelpa Ferro e de

Rádio Mirabilis nesta quinta-feira (17) apresenta o tema música e arte sonora. No terceiro milênio, muitas vezes essas categorias se misturam ou embolam. 
Tem quem afirme que música é som, ou o estudo dos sons; enquanto arte sonora seria a produção ou organização de sons, cores, formas, movimentos e outros elementos que formassem uma composição classificada como arte sonora.
 


Por exemplo: ao assistir uma apresentação do grupo Chelpa Ferro, sem dúvida, observa-se o que seria mais uma performance do que um concerto. Mas quando se escuta o Chelpa sem ser ao vivo, já seria música. O Chelpa Ferro, aliás, para quem não sabe esse nome é bem interessante. Chelpa, em português de Portugal, significa “dinheiro”. No percurso desse grupo multimídia, formado pelos artistas Luiz Zerbini, Barrão e Sérgio Mekler, nada foi criado com intuito comercial...é arte, ótima arte contemporânea.
 


Contemporâneo também é a arte de Marco Scarassatti. Músico, pesquisador doutor e professor universitário, Scarassatti vem construindo seu caminho nessa linha híbrida da arte sonora e musical. Seu trabalho "Novelo Elétrico", por exemplo, foi pensado como construção poética de espaços sonoras com improvisações e gravação processada com instrumentos musicais, objetos, e esculturas sonoras.

 

Ouça a MEC FM ao vivo, clicando no player abaixo.



Criado em 16/11/2016 - 17:35 e atualizado em 20/11/2016 - 19:27