Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rádio Mirabilis apresenta Sergio Krakowski, músico e matemático

Confira o pandeiro contemporâneo

O primeiro ambiente é científico, ou seja, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada, (Impa) para onde Sergio Krakowski foi após defender sua tese em sistemas dinâmicos, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Seu doutorado foi realizado no Impa, com seus estudos sobre computação musical, porque, esse tempo todo, a música esteve presente. Rádio Mirabilis apresenta nesta quinta-feira (22), Sergio Krakowski e seu pandeiro.

 


Sergio Krakowski, nascido em 1979, dedicou sua vida ao pandeiro. Não por acaso, na melhor das equações matemáticas e musicais, criou sua própria assinatura neste instrumento.

 


Em 2016, com mais de 20 anos de carreira, Sergio já dividiu o palco com artistas como Maria Bethânia, Gonzalo Rubalcaba, Lenine, Maria João, Mário Laginha, Lee Konitz, Hermeto Pascoal, entre muitos outros como também em belos improvisos como este, junto ao percussionista Cyro Baptista, que disse:  "a música vive dentro dele, que possui vida criativa sem medo, cheia de espírito e alma". Ele se envolveu em vários projetos com David Binney, o grupo World Music Ensemble com Edmar Castañeda, e o duo com Cyro Baptista, se apresentando no prestigiado Jazz at Lincoln Center, e no Jazz Festival de Inverno de Umbria, Itália.

 

Como o próprio Sergio afirma, uma de suas maiores referencias é Jorginho do Pandeiro, o incrível pandeirista do grupo Época de Ouro, que teria fundado a escola de um pandeiro clássico. Depois de Jorginho, Marcos Suzano foi outra referência de Sergio, por mostrar que tudo poderia ser tocado no pandeiro: maracatu, funk americano, coco, etc. Para quem imaginava que nada mais poderia se inventar na arte de tocar pandeiro, lembramos a contribuição inovadora de Sergio, como ele descreve: "desenvolvi uma técnica baseada que inclui o tapa com o polegar... é uma pequena mudança mas que permite o pandeirista improvisar frases sem restrições mecânicas, colocando os tapas, e sons graves, em qualquer lugar do fluxo sonoro".

 

Neste programa, a entrevista de Sergio e suas últimas gravações os álbuns "Carrossel de Pássaros" (2015) e "The Foundation of Island" (2016). 

 

Clique no player abaixo para ouvir a MEC FM ao vivo.

Rádio Mirabilis vai ao ar na madrugada de quinta para sexta-feira, à meia-noite, pela MEC FM Rio.



Criado em 22/12/2016 - 12:00 e atualizado em 25/12/2016 - 09:26