Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Philip Miller: arte sonora e música no Rádio Mirabilis

O programa apresenta, nesta quinta (23), o músico sul-africano

Rádio Mirabilis apresenta nesta quinta-feira (23) o músico e artista sonoro, Philip Miller. 

 

O músico sul-africano, hoje vivendo em Cape Town, é pós-graduado em Composição Eletroacústica para Filme e Televisão na Universidade inglesa de  Bournemouth. 

 

Philip Miller vem desenvolvendo sua arte acústica, eletrônica, utilizando fragmentos musicais recompostos. Seu processo de composição pode ser descrito como “escavação musical”, isto é, primeiro fragmentando para depois reconstruir em colagens sonoras. Com estes sons redescobertos no processo, Miller incorpora textos e conversações que acabam servindo como contraponto ao contexto musical. Por exemplo, em 1971, quando Stockhausen e sua esposa Maria, acompanhados pelo ativista Steve Biko, estiveram visitando Soweto, município para população negra em Joanesburgo, África do Sul. Phillip Miller construiu um diálogo imaginado desta visita, concebido para projeção de vídeo com banda sonora multidirecionada. Fragmentos sonoros, fragmentos de discursos, fragmentos amorosos... muito pode ser construído de inteligível, em outros níveis de percepção à partir de um fragmento. Mas nessa riqueza surpreendente da fragmentação, Philip Miller constrói extratos reveladores.

 

O programa destaca suas obras e colaborações para filmes, instalações e transmissões, apresentadas no MOMA, Guggenheim, Tate Modern, La Fenice e Documenta de Kassel.

 

Clique no player abaixo para ouvir a MEC FM ao vivo.

O Rádio Mirabilis vai ao ar na madrugada de quinta para sexta-feira, à meia-noite.



Criado em 22/02/2017 - 19:00 e atualizado em 22/02/2017 - 15:10