Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

OSB apresenta concerto em homenagem aos 450 do Rio de Janeiro

Bachianas Brasileiras, de Heitor Villa-Lobos, com a Orquestra

Neste domingo (23) iniciamos mais uma nova temporada do programa Rádio OSB, uma parceria entre a Rádio MEC e a Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira.

 

Este é um ano muito especial, pois a OSB completa 75 anos e também comemoramos o aniversário da cidade do Rio de Janeiro. Ao longo de 2015, em vários programas Rádio OSB, contaremos um pouco da história da orquestra e a relação dela com a cidade. No palco, começamos a nossa temporada de 2015 no dia 7 de março e no programa Rádio OSB, vamos ouvir a gravação desta apresentação. Ela fez parte de uma série especial que realizamos ao longo do primeiro semestre deste ano e que homenageou o aniversário do Rio, intitulada Rio 450 anos, esta contemplou artistas e compositores cariocas de nascimento ou de coração. Como março foi também o mês de nascimento do maior compositor carioca de todos os tempos, Heitor Villa-Lobos, escolhemos em nosso concerto inaugural apresentar a integral de suas nove "Bachianas Brasileiras". Neste primeiro programa, vamos ouvir alguns movimentos das de números 4, 7, 8 e 9. 

 

As Bachianas foram compostas entre 1930 e 1945 para diversas formações camerísticas e orquestrais. De acordo com o próprio Villa, sua motivação para compor esse ciclo foram as semelhanças que ele encontrou entre a música folclórica brasileira e a música de Johann Sebastian Bach. As obras promovem a fusão desse material folclórico com os procedimentos contrapontísticos barrocos do compositor alemão.

 

As gravações que apresentaremos neste Rádio OSB são com a Orquestra Sinfônica Brasileira e a regência de Roberto Minczuk, realizada no dia 7 de março de 2015, na Cidade das Artes no Rio de Janeiro.



Criado em 21/08/2015 - 20:12 e atualizado em 21/08/2015 - 19:26