Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rádio Sociedade discute os efeitos do Tabagismo

Mortalidade por câncer no pulmão entre as mulheres brasileiras cresce nas últimas décadas, aponta estudo.

Assinar podcast

Rádio Sociedade

No AR em 18/09/2019 - 14:08

Dados do INCA e do Ministério da Saúde apontam que mortalidade por câncer de pulmão cresce, nas últimas décadas, entre as mulheres brasileiras. Esse cenário, no entanto, deve mudar em 2030, graças a redução ao hábito de fumar. Resultado direto da diminuição da prevalência do tabagismo na população feminina devido às ações da Política Nacional de Controle do Tabaco. 

O tabagismo é a principal causa para o desenvolvimento do câncer de pulmão. Os impactos da diminuição do número de fumantes na redução da mortalidade por câncer de pulmão demoram décadas para serem percebidos, já que um fumante leva de 20 a 30 anos para desenvolver a doença.

Nesta edição do quadro Fique Ligado, o jornalista Dylan Araújo conversou com a Mirian Carvalho, pesquisadora e autora principal do livro "A curva epidêmica do tabaco no Brasil: para onde estamos indo?".  No decorrer da entrevista, a autora lembra que o Brasil é reconhecido mundialmente por ofertar o tratamento de cessação (parar de fumar) gratuitamente, e que os indices irão diminuir pelo fato das campanhas realizadas nos últimos 35 anos.

Confira o quadro na integra:

O programa Rádio Sociedade vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h, na Rádio MEC.

Apresentação: Dylan Araújo e equipe.

 

Criado em 18/09/2019 - 15:34

Mais do programa