Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Projeto Future-se é debate no Rádio Sociedade

Proposta do Ministério da Educação é o tema do quadro Educação em Revista

Assinar podcast

Rádio Sociedade

No AR em 02/09/2019 - 14:32

Toda segunda-feira, um debate sobre a educação vem à tona no Rádio Sociedade. Na estreia do quadro Educação em Revista, na semana passada, o debate foi sobre a proposta do Ministério da Educação para as universidades públicas, o Future-se, para financiar as universidades e institutos federais. Quem participou foi Carlos Frederico Rocha, vice-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Cláudia Costin, diretora do Centro de Excelência, Inovação e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Durante o debate, o professor Carlos Frederico Rocha diz que o projeto se refere e visa a busca de recursos próprios para instituições federais de ensino, no que diz respeito à arrecadação de recursos externos e utilização desse capital na gestão das universidades e institutos. Em contrapartida, o “Future-se” cobra autonomia em outros itens e aspectos da universidade, como a autonomia didático-científica. Segundo o vice-reitor, “no mínimo, o projeto precisa ser aperfeiçoado para que não venha a atingir o que mais prezamos, que é essa autonomia didático-cientifica”.

Já Cláudia Costin acredita que o projeto Future-se tem alguns pontos corretos, como o da internacionalização. Segundo a diretora, “a universidade precisa se internacionalizar ainda mais”, conectando-se à produção de diferentes partes do mundo. Para ela, a universidade precisar atuar ainda mais nas demandas e nos contextos da sociedade de sua região: "para isso, é necessário a autonomia de gestão. Também é preciso vencer alguns preconceitos com o setor privado, pois a sociedade inclui-se nela. Dialogar com as empresas é algo importante”, diz a diretora do FGV. Ela afirma que o que preocupa, para ela, é em que medida que as propostas vão construir soluções para o diagnóstico atual das universidades, bem como o começo truncado que cercou a ideia.

Ouça o quadro na íntegra clicando no player acima.

O programa Rádio Sociedade vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h, na Rádio MEC.

Apresentação: Dylan Araújo e equipe.

Tags:  Future-se

Criado em 02/09/2019 - 14:39

Mais do programa