Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Trecho de 'Cópula das Abelhas de ferro', no RádioArte!

Henrique Iwao, Natacha Maurer e Valério Fiel da Costa tocam peça estruturada para o terceiro Festival Internacional de Música Experimental

No AR em 24/09/2019 - 00:00

RádioArte! desta semana traz obra estruturada por Valério Fiel da Costa para o 3° Festival Internacional de Música Experimental (FIME): Cúpula das Abelhas de ferro.

Henrique Iwao, Natacha Maurer, Valério Fiel da Costa apresentam a peça, que explora sons drônicos, gestos circulares, ferroadas sonoras, volutas e cascatas, explosões, mantras de ruído, asas batendo apressadas, etc.

Henrique Iwao trabalha com música experimental, composição, improvisação, arte sonora, performance e vídeo. Suas criações lidam com colagens e coleções, além da preocupação com a construção de desafios de performance e interpretação. Além disso, atua como improvisador desde 2003, desenvolvendo desde 2008 seu próprio instrumentário – uma tábua amplificada, sob a qual usa vários objetos cotidianos, em combinação com eletrônica e brinquedos. Discografia recente inclui Coleções Digitais (Seminal Records, 2017), MJ Extended (Selo Malware, 2017), Not As Official An Artist As Cildo Meireles (Seminal Records, 2016), Alvin Lucier’s Mor Moning Just Me A(Plataforma Records, 2016). Integra a Seminal Records; organiza o festival de música e performance BHNoise e a série de improvisação Quartas de Improviso.

Natacha Maurer interessa-se por diversas linguagens, como a música de ruído, a construção de instrumentos e a utilização de colagens sonoras em sua atuação. Integra, ao lado de Marcelo Muniz, a banda-duo “Brechó de Hostilidades Sonoras”, com o qual desenvolve diversos trabalhos que envolvem concepção de instrumentos manufaturados, alteração de circuitos de equipamentos eletroeletrônicos e experimentação. Desde 2015 realiza, ao lado de Renata Roman, a série Dissonantes, voltada ao incentivo e visibilidade de mulheres artistas na cena experimental. Atua como produtora no Ibrasotope desde 2010.

Valério Fiel da Costa é compositor, pesquisador e performer paraense; professor de composição e matérias teóricas da UFPB líder do grupo de pesquisa “Estudos em (des)territorialização da performance” idealizador, junto a Fabio Cavalcante, da iniciativa de criatividade sonora Artesanato Furioso (2000) e seu atual coordenador. Um dos idealizadores do Encontro Nacional de Criatividade Sonora – ENCUN (2003), tendo coordenado o evento em três ocasiões. Recentemente lançou pela Editora Prismas o livro “Morfologia da Obra Aberta: esboço de uma teoria da forma musical” (2016) e é o atual coordenador do Programa de Pós Graduação em Música da UFPB.

Criado em 21/09/2019 - 10:07 - Episódio Cópula das abelhas de ferro