Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

AM: Marcha marca o Dia do Índio em Manaus

Indígenas de 30 municípios amazonenses e de diversas etnias fizeram uma marcha nesta quarta-feira (19), em Manaus, para chamar a atenção para a preservação dos direitos dos povos indígenas

No AR em 19/04/2017 - 18:14

O ato faz parte da programação organizada pelo Fórum de Educação Escolar Indígena do Amazonas em alusão ao Dia do Índio. A diretora-presidente da entidade, Clarisse Tukano, ressalta que a data não é de festa e sim de luta. "Não é um dia de comemoração pra nós e sim de ir às ruas para dizer aos poderes públicos que nós existimos".

Para Herton Mura, do município de Careiro da Várzea, a Proposta de Emenda à Constituição que trata da demarcação das terras indígenas é uma das principais ameaças aos direitos conquistados. A PEC 215, como é conhecida, aguarda votação no Plenário da Câmara dos Deputados.

" A gente teve muita garantia na Constituição de 88. O Artigo 231 dá o direito a nossa terra. Essa PEC visa reformular esse artigo 231 e tirar a competência do poder executivo de demarcar as terras indígenas e passar para o poder legislativo. Se isso acontecer, a gente tem a plena consciência de nunca mais no Brasil haverá demarcação de terras indígenas", diz Herton.

A Marcha da Resistência Indígena do Amazonas, como foi chamada, começou por volta de 9h30 manhã e, após 1h de caminhada, fez uma parada na Assembleia Legislativa do Estado. Um grupo de lideranças foi recebido por deputados e entregou uma carta de reivindicações. No início da tarde, os indígenas foram para a Universidade do Estado do Amazonas, onde apresentaram outro documento com pedidos relacionados à educação dos povos tradicionais. De lá, a marcha seguiu para o Distrito Sanitário Especial Indígena de Manaus para discutir a saúde indígena.

Na programação do Dia do Índio ainda está prevista a realização de uma noite cultural aberta ao público, no Espaço Kairós, no bairro União, onde os indígenas estão acampados. Nesta quinta-feira (20), está prevista uma segunda marcha que vai passar pelas secretarias municipal e estadual de educação e pela Funai.

Também são destaques do Repórter Amazônia desta quarta-feira, 19:

- Polícia apreende carne estragada no interior do Pará

- Onu lança programa para combater tráfico de pessoas e contrabando de imigrantes

- Mudança climáticas comprometem modo de vida dos Povos Indígenas

 


 

Criado em 19/04/2017 - 18:14