Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Emílio Odebrecht afirma que esquemas de propina existem há mais de 30 anos

Delação integra inquérito da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal

No AR em 14/04/2017 - 19:44

O proprietário do grupo Odebrecht, Emílio Odebrecht, afirmou, em delação premiada, que o esquema de pagamento de propinas revelado pelos ex-executivos da empreiteira existe há 30 anos. Emílio Odebrecht ainda diz que todo mundo sabia desse esquema de corrupção.

Nos 950 depoimentos firmados com a Justiça, os 77 ex-funcionários da maior empreiteira do Brasil contam que pagavam, a pretexto de financiar campanhas eleitorais, propina para políticos e partidos. Em troca, esperavam conseguir aprovar medidas de interesse da empresa ou conseguir contratos e licitações com o poder público.

O herdeiro do grupo Odebrecht, Marcelo Odebrecht, em delação, diz que não existe político que não seja financiado por dinheiro de caixa 2.

Como o dinheiro de caixa 2 não é contabilizado pela Justiça eleitoral, o Ministério Público entende que não tem como provar que o recurso foi mesmo usado na campanha e que a prática consiste em oferecer e obter vantagem indevida. Os principais crimes, que em tese foram cometidos pelos investigados, são corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro. Cada um pode render até 12 anos de prisão mais multa.

Confira ainda no Repórter Amazônia desta sexta-feira (14):

-Hidrelétricas na amazônia estão em 10% dos inquéritos da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal

- Via Sacra em Manaus, no Amazonas, reúne mais de 5 mil fiéis

- E ainda...Conheça um pouco da história dos ovos de chocolate


 

O Repórter Amazônia é uma produção da equipe de radiojornalismo da Empresa Brasil de Comunicação, em parceria com a Rede de Rádios Públicas da Amazônia. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h30, horário de Brasília.


 

Criado em 14/04/2017 - 20:03