Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Índios protestam no Congresso Nacional e polícia reage com gás lacrimogêneo

 A pauta da mobilização pede fortalecimento e independência da Funai

No AR em 25/04/2017 - 19:14

 A pauta da mobilização pede fortalecimento e independência da Fundação Nacional do Índio (Funai). Os índios criticam o avanço de usinas hidrelétricas, mineradoras e madeireiras sobre terras já demarcadas. E pedem a garantia de serviços de Saúde e Educação Indígenas, além da saída de Osmar Serraglio do Ministério da Justiça. 

O trânsito chegou a ser interditado nos dois sentidos da Esplanada dos Ministérios. Mais cedo, os indígenas subiram na marquise do Congresso Nacional; jogaram mais de 200 caixões no gramado, representando os índios mortos em conflitos fundiários; e foram dispersados pela Polícia Militar, que usou bombas e balas de borracha. Mal dava para ver os prédios da Esplanada. Os indígenas revidaram com pedras e flechas.

Os parlamentares se juntaram à manifestação e a polícia parou de atirar. O presidente do Senado, Eunicio Oliveira, do PMDB, anunciou que vai receber os representantes do Acampamento Terra Livre, no fim da manhã desta quarta-feira (26). Depois, a pauta indígena será tema de uma audiência pública na comissão de Direitos Humanos do Senado.

Deputados da bancada do PT informaram que vão pedir ao governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, explicações para o disparo de tantas bombas.

Confira ainda no Repórter Amazônia desta terça-feira, 25:

- Comissão especial da Câmara dos Deputados aprova texto da reforma trabalhista;

- Pesquisa aponta variação de até cem por cento no preço da carne no Tocantins;

- Aprovada lei que incentiva a veiculação do carimbó em rádios de Belém.

Criado em 25/04/2017 - 19:14