Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Aumentam os trotes telefônicos aos serviços de segurança pública de Mato Grosso

A maioria dos trotes, mais de 224 mil, foram chamadas não concluídas, quando a pessoa liga e ao ser atendida, desliga o telefone

Trotes telefônicos aos serviços de segurança pública de Mato Grosso aumentaram 45% de janeiro a maio deste ano. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do estado, foram registrados quase 265 mil trotes nos cinco primeiros meses de 2017. No mesmo período do ano passado, foram cerca de 146 mil.

A maioria dos trotes, mais de 224 mil, foram chamadas não concluídas, quando a pessoa liga e ao ser atendida, desliga o telefone. Do restante, 24.640 foram trotes praticados por crianças e 13.623, por adultos.

Trote é ato criminoso e, segundo o Tenente Coronel da Polícia Militar de Mato Grosso, Arlindo Marques, gera um efeito dominó que gera custo para o estado.

"A gente movimenta todas as viaturas, pessoas, homens, pra ir prestar socorro a algumas pessoas e chegando lá é trote. Então acontece essa reação em cadeia".

Como muitas chamadas falsas são praticadas por crianças, o estado pretende fazer um trabalho de conscientização nas escolas. A Secretaria de Segurança também possui um serviço de mensagem de texto que é enviado para o celular de quem praticou o trote.

Quando é possível identificar o autor, ele responde por falsa comunicação de crime, e a pena pode ser de detenção de um a seis meses ou multa.

Também são destaques do Repórter Amazônia dessa segunda-feira, 26:

 - Ficou para a justiça a decisão sobre o reajuste de rodoviários em Manaus

 - Comerciantes reclamam da baixa nas vendas de produtos juninos em Belém

 - Atrações culturais vão animar o mês de julho em Barreirinhas, no interior do Maranhão

Criado em 26/06/2017 - 19:45