Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Força-tarefa combate garimpo ilegal no Amazonas

A ação foi motivada por denúncias de moradores e da Funai contra o garimpo ilegal no rio Jandiatuba

No AR em 06/09/2017 - 19:12

Uma força-tarefa do Ministério Público Federal, Exército e Ibama realizou uma operação no Amazonas para coibir a atividade garimpeira ilegal que tem avançado sobre a região do rio Jandiatuba, no município de São Paulo de Olivença, a 988km de Manaus, e nas proximidades da fronteira com a Colômbia.

Um sobrevoo na área identificou 16 dragas em funcionamento, que são equipamentos de extração utilizados na mineração, e uma equipe foi deslocada de barco para identificar os responsáveis. Devido ao baixo nível do rio provocado pela estiagem, a fiscalização só conseguiu chegar até cinco dragas, todas sem documentação.

 

De acordo com o procurador da República em Tabatinga(AM), Alexandre Aparizi, as ações na região também são resultado de denúncias dos próprios moradores e da Funai por causa da presença de terras indígenas onde vivem, inclusive, indígenas isolados.

Segundo Ministério Público Federal, quatro máquinas foram destruídas e uma foi apreendida após a retirada das pessoas que trabalhavam na área. Cada draga custa aproximadamente R$ 1 milhão. O órgão informou que um relatório final da ação está sendo elaborado pelo Ibama.

Novas operações serão realizadas no curso do rio Jandiatuba para retirar os equipamentos que ficaram e mapear outros possíveis locais de garimpo ilegal.

Também são destaques do Repórter Amazônia dessa quarta-feira (6):

- MPF cobra indenização por desmatamento na Região do Jamanxim

- Censo vai mapear a cadeia do pescado no Tocantins

- Som automotivo agora é Patrimônio Cultural e Imaterial de Belém

Criado em 06/09/2017 - 19:14