Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Queimadas atingem fazendas e matam gado em Tocantins

Em Carmolândia e Pedro Afonso as queimadas atingiram fazendas e canaviais matando centenas de cabeça de gado

No Tocantins, em Carmolândia e Pedro Afonso, as queimadas atingiram fazendas e canaviais matando centenas de cabeça de gado.

De acordo com o major Cássio Pedro, gerente da sala de monitoramento de queimadas de Tocantins, o próprio produtor rural mesmo sabendo dos riscos, insiste em promover queimadas como forma de renovar a pastagem.

 Mais da metade dos 16.500 focos que atingiram Tocantins ocorreram no mês de setembro. E o mês ainda nem acabou. De acordo com o major, o estado não tem condições de garantir o combate nas áreas particulares e os municípios contrataram um número bem inferior de brigadistas em relação a 2016.

 As condições climáticas continuam a dificultar as ações: temperatura de cerca de 40 graus Celsius, com sensação térmica por volta de 49 graus. As chuvas só devem chegar ao estado na segunda quinzena de outubro.

Os incêndios ainda atingem unidades de preservação ambiental e terras indígenas do Tocantins, como o Parque Nacional do Araguaia. No Pará, o Parque Nacional dos Campos Ferruginosos e em Mato Grosso, a Chapada dos Guimarães também sobre com as chamas.

Também são destaques do Repórter Amazônia dessa segunda-feira, 18:

- Ministério Público cobra retomada de cirurgias oftalmológicas no Amapá

- Semana Nacional de Trânsito tem ações voltadas a prevenção de acidentes e formação de novos condutores

- Espaços de Belém participam da Primavera dos Museus

Criado em 18/09/2017 - 20:42