Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Operação Floresta Virtual combate fraude nos sistemas de controla de produtos florestais

A ação realizada pela Polícia Federal e o Ibama investiga rede que atuava em municípios do Pará e Mato Grosso

A operação Floresta Virtual, deflagrada nesta terça-feira (03), apontou que fraudes nos sistemas de controle e movimentação de produtos florestais, como o Sisflora e o DOF, causaram prejuízos de mais de um bilhão de reais.

A ação realizada pela Polícia Federal e o Ibama investiga uma rede que atuava em municípios do Pará e Mato Grosso manipulando os sistemas de controle para a venda ilegal de produtos extraídos de áreas protegidas, como unidades de conservação e terras indígenas

A PF identificou que diversas madeireiras fantasmas ou com baixo potencial produtivo foram colocadas em nomes de laranjas para criar e movimentar créditos virtuais. Para legalizar os produtos, os créditos gerados pelo sistema eram transferidos para empresas situadas em regiões com maior potencial madeireiro.

Foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão. 13 pessoas foram levadas para prestar esclarecimentos: 8 em Mato Grosso e 5 no Pará. De acordo com a PF os envolvidos podem responder por crimes de desmatamento ilegal, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e receptação de madeira.

Também são destaques do Repórter Amazônia dessa terça-feira, 3:

- Mais de 200 médicos vão atuar em unidades de saúde e distritos de saúde indígena na Amazônia Legal

- Em Palmas, aplicativo de celular facilita o atendimento a pacientes do SUS

- Exposição "Jóias de Nazaré" entra em cartaz em Belém

 

Operação realizda no para e em mato grosso combate fraude nos sistemas de controla de produtos florestais

Criado em 03/10/2017 - 21:00