Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Prejuízo com fraudes na merenda escolar do Amapá chega a R$ 2 milhões

A operação começou com a fiscalização do Programa Nacional de Alimentação Escolar realizada pela CGU em 2016

 Dois milhões de reais foram desviados e ao menos 52 escolas da capital do Amapá ficaram sem merenda. Na manhã desta terça-feira (31), a ex-secretária de educação do estado Conceição Medeiros foi levada para depor na Polícia Federal.


A fraude está sendo investigada por uma operação conjunta do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), Polícia Federal e Ministérios Públicos Federal e Estadual. Estão sendo apuradas irregularidades na relação entre servidores da Secretaria de Educação do Amapá e fornecedores de alimentos.

De acordo com as investigações, diretores assinavam o termo de recebimento dos alimentos sem que as merendas fossem entregues. Algumas das supostas entregas teriam sido feitas no período de férias escolares. O Delegado da Polícia Federal do Amapá Igor de Souza Barros explica que apenas uma das empresas foi alvo das investigações nesta primeira fase e que já se sabe do envolvimento de outras organizações.

 A operação, que foi batizada de Senhores da Fome, cumpriu ainda nesta terça-feira três dos quatro mandados de prisão temporária expedidos, sete mandados de condução coercitiva e 18 de busca e apreensão em Macapá.

Dentre os presos, nesta primeira etapa da operação, estão empresários e servidores públicos. Uma pessoa ainda está foragida.

Em coletiva, a atual Secretária de Educação do Amapá Goreth Souza falou que foi a própria Secretaria que fez a denuncia ao detectar irregularidades.

Os investigados vão responder pelos crimes de peculato, associação criminosa e falsidade ideológica.

Também são destaques do Repórter Amazônia dessa terça-feira, 31:

- Projeto que regulamenta o transporte de passageiros que usam aplicativos está na pauta de votações do Senado

- Estudantes do Norte e Nordeste tem uma preocupação a mais no Enem: o fuso horário

- E o Procon no Maranhão alerta para os prazos de entrega das compras de fim de ano

Criado em 31/10/2017 - 20:45