Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TO: Laudo aponta que falta de manutenção em rede de energia causou incêndio em área rural

O acidente matou um vaqueiro e mil animais

No AR em 12/01/2018 - 20:10

A falta de manutenção adequada na rede elétrica teria sido a causa do rompimento de fio de energia que causou incêndio na fazenda Boa Esperança em Carmolândia, no Tocantins, em setembro do ano passado.

A afirmação é do Ibama, que após perícias autuou a Energisa – distribuidora de energia do Tocantins. A empresa deve pagar um total de mais de 40 milhões de reais em multas. O incêndio matou o vaqueiro da fazenda e cerca de mil cabeças de gado.

O fogo consumiu quase 20 mil hectares, mais de 3 mil hectares em área de reserva legal e área de preservação permanente. Segundo o Ibama, apesar de os focos de incêndio terem surgido de forma acidental, a perícia concluiu que se a área de servidão, os cabos elétricos e os dispositivos de segurança da rede elétrica tivessem recebido manutenções preventivas, os focos não seriam gerados ou as consequências seriam minimizadas.

A Energisa foi autuada por fazer uso de fogo em área agropastoril, danificar hectares de floresta nativa em reserva legal e danificar vegetação natural em Área de Preservação Permanente.

Em nota, a Energisa informou que os laudos produzidos pelo Ibama e pela Polícia Civil são parciais e não correspondem às conclusões que especialistas em incêndios florestais chegaram em análise feita de forma independente. Segundo esta análise, os incêndios teriam origem criminosa.

A empresa informou ainda que não há qualquer ação ou omissão que possa ter contribuído para os incêndios e afirma que faz a manutenção de todas suas redes de distribuição seguindo os padrões exigidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Nós entramos em contato com o delegado da Polícia Civil em Araguaína, Rérisson Macedo, que também investiga o caso, mas ele disse que o inquérito ainda está em andamento e no momento prefere não dar entrevistas.

 Também são destaques do Repórter Amazônia dessa sexta-feira, 12:

 - Proprietários de dragas são denunciados por exploração ilegal de minérios no rio Madeira

 - Município do Acre decreta emergência para prevenir epidemia de doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti

 - Expectativa para o inicío do Campeonato Estadual de Futebol no Pará

Criado em 12/01/2018 - 20:18