Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

PA: Empresas são alvo de quarta ação por dano ambiental ao município de Marituba

Esta é a quarta ação ajuizada pelo Ministério Público contra as empresas

No AR em 17/01/2018 - 20:31

No Pará, o Ministério Público estadual ofereceu mais uma denúncia contra empresas acusadas de causarem dano ambiental ao município devido ao descaso com o aterro sanitário de Marituba.

Foram denunciadas a Solvi Participações; a Guamá – Tratamento de Resíduos; a Revita Engenharia; e a Vega Valorização de Resíduos.

A ação aponta delitos praticados no processo de licenciamento ambiental e os denunciados são acusados de armazenar, depositar e processar os resíduos sólidos em desacordo com as normas legais. As empresas também são acusadas de causar poluição atmosférica, com emissão de odores e gases ao deixar o lixo exposto, causando danos diretos à população.

A denúncia foi feita com base no inquérito policial civil instaurado em 13 de março de 2017 pela Divisão Especializada em Meio Ambiente, para apurar a prática de crimes ambientais supostamente praticados pela Guamá e outras empresas responsáveis pela gestão do aterro.

Em 2017, a população da cidade chegou a realizar protestos principalmente em razão do mau-cheiro proveniente do lixão.

Já em dezembro do ano passado, a má administração do tratamento dos resíduos no local culminou na Operação Gramacho, deflagrada pelo MP e a pela Polícia Civil, quando foram cumpridos diversos mandados judiciais.

De acordo com o Ministério Público, uma audiência será realizada no dia 18 de janeiro, às 9hs, no Fórum de Marituba, sobre o tratamento emergencial do chorume e do odor que incomoda a população do local.

A reportagem tentou contato com as empresas denunciadas, mas não obteve retorno.

Também são destaques do Repórter Amazônia dessa quarta-feira, 17:

  • Canal será construído em área de garimpo no Amapá para evitar rompimento de barragem;
  • Maranhão reforça ações de combate a febre amarela;
  • Tocantins lança programa de refinanciamento de dívidas.

Criado em 17/01/2018 - 20:36