Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Instituto Evandro Chagas confirma vazamento de resíduos tóxicos em Barcarena (PA)

Resultados apresentados pelo Instituto contradizem notas divulgadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará e pela empresa Hydro Alunorte

No AR em 22/02/2018 - 19:09

O Instituto Evandro Chagas, que atua na área de pesquisas biomédicas, constatou que houve transbordamento de materiais contaminados da empresa de mineração Hydro Alunorte, em Barcarena no Pará. 

Os resultados apresentados pelo Instituto contradizem notas divulgadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará e também da própria empresa.

O pesquisador em saúde pública do Instituto Evandro Chagas, Marcelo Oliveira Lima, fala que apesar de não ter havido rompimento de bacias, houve transbordamento de rejeitos da empresa para o meio ambiente.

A análise das águas aponta ainda, segundo o pesquisador, que os efluentes estavam contaminados e apresentam risco a população local.

Marcelo falou também que além do alumínio, nas águas analisadas havia um alto nível de nitrato, substância que deixa a água imprópria para consumo.

Diante do constatado, o Instituto Evandro Chagas sugeriu que seja fornecida água potável à população local e a criação de um plano emergencial que possa prever a emissão de alertas.

Nesta sexta-feira (23), uma Comissão Externa da Câmara dos Deputados, acompanhada de uma comissão técnica do Ibama, vai fazer uma visita à cidade.

Barcarena foi atingida por fortes chuvas no último sábado e moradores da região denunciaram um suposto vazamento de resíduos tóxicos proveniente da Hydro Alunorte. 

A empresa informou, em nota, que vai analisar o laudo do Instituto Evandro Chagas para se pronunciar sobre o assunto.

A Secretaria de Meio Ambiente do Pará não se posicionou até o fechamento desta reportagem.

O Ministério Público do Estado instaurou dois inquéritos para averiguação do caso.

Criado em 22/02/2018 - 19:12