Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mineradora é novamente autuada por descarte irregular de água não tratada no Rio Pará

Com esta nova infração, já são oito ações semelhantes feitas apenas pela Sema nos últimos 30 dias

No AR em 19/03/2018 - 18:30

Um nova drenagem ilegal da mineradora norueguesa Hydro Alunorte foi identificada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Governo do Pará. A Semas realizou um novo auto de infração contra a Hydro na cidade de Barcarena.

As equipes de fiscalização da Secretaria, que mantém monitoramento e trabalho permanente na área desde quando houve o desastre, identificaram a existência de uma conexão sem licença entre a refinaria Alunorte e um canal de drenagem licenciado da empresa Albras que levava águas de chuva, não tratadas, do telhado do galpão de carvão da Alunorte para o rio Pará.

Ainda de acordo com a Semas, com esta nova infração, já são oito ações semelhantes feitas apenas pela secretaria nos últimos 30 dias. Além da Semas, a Hydro tem notificações do Ministério Público Federal e Estadual e da Justiça.

Segundo nota da Hydro Alunorte a nova drenagem identificada foi fechada. A Hydro está trabalhando para encontrar a melhor solução para fechar também a conexão com a área de armazenamento de hidrato.

Em sua página na internet, a Hydro diz que este lançamento não se trata de resíduos ou efluente das bacias, mas que mesmo assim precisa passar pelo tratamento, já que pode carregar poeira da área da fábrica, onde existe grande circulação de caminhões e operação de maquinário industrial. Também na página da empresa, o presidente da Hydro no Brasil, Svein Richard pediu desculpas, em nome da empresa às comunidades, às autoridades e à sociedade.

Na próxima quarta-feira, os Ministérios Públicos Estadual e Federal irão realizar uma audiência pública em Barcarena para informar a população sobre as ações emergenciais que precisam ser tomadas. A audiência pública ocorrerá das 14h às 18h, na Igreja Assembleia de Deus, no bairro dos Cabanos, em Barcarena.

Também são destaques do Repórter Amazônia desta segunda-feira (19):

-Oitavo Fórum Mundial da Água é aberto em Brasília com a presença de chefes de estado de dez países

-Eleitores de Belém têm até sexta-feira para fazer a biometria

-Tocantins inicia campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos

 

 

Criado em 19/03/2018 - 20:09