Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pelo menos nove rios e igarapés do Pará estão contaminados por rejeitos de mineradora

Informação consta em relatório divulgado hoje pelo Fundação Evandro Chagas

No AR em 28/03/2018 - 18:30

Pelo menos nove rios e igarapés do Pará estão com níveis de metais tóxicos acima do permitido, após vazamento em depósito de rejeitos tóxicos de mineradora Hydro em Barcarena.

A informação consta no segundo relatório técnico do Instituto Evandro Chagas sobre a denúncia de impactos ambientais e riscos à saúde humana nas atividades de processamento de bauxita da empresa Hydro, divulgado nesta quarta-feira (28).

O pesquisador do Instituto Evandro Chagas, Marcelo Oliveira, afirmou que os dados no ambiente ao redor da mineradora mostram que o levantamento de automonitoramento apresentados pela empresa, como comprovação de despejo controlado e sem risco através de canais irregulares por onde passavam efluentes não tratados, são falhos e insuficientes. 

As análises foram feitas após o despejo de rejeitos de minério. As amostras de água foram coletadas entre os dias 25 de fevereiro e 08 de março no Rio Murucupi, em vários pontos do Rio Pará, nos rios Arienga, Arapiranga, Guajará do Beja, Igarapés Curuperê, Dendê e um igarapé que é afluente do Tauá. Amostras de lama coletadas dentro da empresa em todo o sistema de efluentes e na estrada PA-481 tambem foram coletadas. 

O médico e pesquisador do Instituto Evandro Chagas, Marcos Mota, destacou que a população precisa ser avaliada e que ainda é preciso mais investigar mais sobre os danos provocados a saúde dos moradores das comunidades atingidas. 

 

Também são destaques do Repórter Amazônia desta quinta-feira (28):

 

 -Padre sucessor de Dorothy Stang é preso no Pará

-Mauro Carlesse toma posse como governador interino do Tocantins

-Fundação de Medicina Tropical do Amazonas seleciona voluntários para pesquisa sobre o vírus zika

Semana Santa: Confira a programação religiosa e cultural em Manaus

Criado em 28/03/2018 - 19:56