Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tocantins vai ter eleição direta para governador

Decisão do TSE que cassou o mandato de Marcelo Miranda foi publicada nesta terça-feira (27)

No AR em 27/03/2018 - 18:30

O Tribunal Superior Eleitoral publicou nesta terça-feira (27) a decisão que cassou o mandato do governador do Tocantins e determinou a realização de eleições direta no estado.

O estado do Tocantins deverá ter novas eleições diretas que serão marcadas em até 40 dias para escolher o novo governador. A decisão veio depois que o governador Marcelo Miranda, do MDB e a vice Cláudia Lélis, do PV, foram cassados.

 O acórdão foi publicado no Diário de Justiça desta terça-feira (27). O novo governador ficará no cargo até 31 de dezembro deste ano.

A cassação de Miranda e Cláudia ocorreu na ação que analisava ocorrência de caixa 2 na campanha das eleições de 2014. Foram 5 votos a 2. De acordo a decisão, a campanha de Marcelo Miranda ao governo do estado do Tocantins foi alimentada com muitos recursos obtidos de forma ilícita, correspondentes a 21% do total oficialmente arrecadado. O documento diz ainda que foram usados métodos de dissimulação para impedir o controle público de origem e destinação dos recursos financeiros e a má-fé do candidato.

No domingo, o Tribunal de Justiça do Tocantins proibiu atos do governo, como pagamentos não prioritários e novas contrações de comissionados. A Justiça também suspendeu o Concurso Público da Polícia Militar em andamento.

Marcelo Miranda afirmou que vai respeitar a medida do Tribunal de Justiça do Tocantins, embora a considere desnecessária. O governador cassado disse que não faria uso ou determinaria aos secretários a prática de atos ilícitos.

 Miranda também divulgou vídeo na tarde hoje. Ele fez um balanço dos três anos de governo e afirmou que enfrentou crise uma das piores crises do país. Afirmou ainda que a luta não termina com a sentença do Tribunal Superior Eleitoral que cassou o mandato dele.

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Mauro Carlesse, do PHS, já foi notificado da decisão do TSE e poderá tomar posse do cargo interinamente ainda hoje. Ele ficará a frente do Estado até a realização da nova eleição direta para governador.

 

Também são destaques do Repórter Amazônia Amazônia desta terça-feira (27):

-Mais de 1.300 gestores tiveram as contas reprovadas nos últimos oito anos no Amazonas

-Relatório do TCU aponta irregularidades na gestão de recursos da merenda escolar em quatro estados da Amazônia

-Lideranças de povos tradicionais participam de Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial no Pará

-Sinal analógico de TV será desligado amanhã em 10 cidades do Maranhão

Criado em 27/03/2018 - 20:04