Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

CNDH vai acompanhar prisão de padre sucessor de Dorothy Stang no Pará

O padre Amaro foi preso em 27 de março acusado de diversos crimes

No AR em 12/04/2018 - 18:30

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) discutiu na manhã desta quinta-feira (12) as violações relacionados a questões agrárias.

Na reunião, o Conselho destacou uma comissão para ir a Anapu, no Pará, nos dias 17 e 18 de abril. A comissão irá acompanhar o acirramento dos conflitos agrários na cidade e, mais especificamente, a prisão do padre Amaro.

O religioso trabalhou com a missionária Dorothy Stang, assassinada em 2005, na mesma região. Ele foi preso no último dia 27 de março e está sendo acusado de diversos crimes, como incentivo à ocupação de terras e assassinatos, extorsão, assédio sexual, constrangimento ilegal e lavagem de dinheiro.

"A prisão do padre Amaro, com acusação de um rol infindável de crimes, realmente revela que há uma armação", declarou o vice-presidente do CNDH, Darci Frigo.

Outro caso discutido na reunião foi a Chacina de Pau D'Arco, também no Pará. Na ocasião, dez trabalhadores rurais foram executados e os principais suspeitos são policiais. O Conselho atua no caso desde o início das investigações.

Ainda na reunião foram discutidos o envenenamento de animais e a contaminação de mais de 50 pessoas por pulverização aérea de agrotóxico em um acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no município paraense de Marabá. A denúncia será feita aos órgãos competentes para tentar identificar os responsáveis pelo atentado.

Apesar de estar na pauta, a questão da contaminação de comunidades ribeirinhas pelo vazamento de resíduos tóxicos da mineradora norueguesa Hydro Alunorte, em Barcarena, não foi discutida no pleno do colegiado. Segundo os conselheiros, o tema necessita de mais informações.

Também são destaques do Repórter Amazônia desta quinta-feira:

-Após mortes em presídio do Pará, Polícia Federal e Força Nacional de Segurança ficam a disposição do estado;

-Governo propõe salário-mínimo de mil e dois reais para 2019;

-Beneficiários do INSS têm até amanhã para agendar perícia médica;

-Município de Vilhena (RO) terá nova eleição para prefeito;

-Espetáculo em Belém retrata a ditadura militar.

Ouça a íntegra no player abaixo:

Repórter Amazônia, por desconhecido

Criado em 12/04/2018 - 20:07