Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mato Grosso investiga duas mortes com suspeita de leptospirose

As vítimas são dois adolescentes que estudavam na mesma escola

No AR em 18/04/2018 - 18:30

Os casos ocorreram em Colniza, a mais de mil quilômetros da capital Cuiabá, já na divisa com Rondônia. As vítimas, dois jovens, de 17 e 15 anos, estudava na mesma escola. A primeira morte ocorreu dia 29 de março, a outra, nove dias depois.

Outro aluno, de 14 anos, também com suspeita de leptospirose, está internado e foi transferido para um hospital em Cuiabá. Ele está sendo medicado e o quadro é estável.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Mato Grosso, Alessandra Moraes, amostras foram enviadas para análise no Rio de Janeiro. O resultado deve sair em maio.

Uma equipe da Secretaria de Saúde investiga a origem dos casos notificados. Segundo Alessandra Moraes ainda não é possível afirmar, por exemplo, que os adolescentes tenham sido infectados na escola. A coordenadora destaca que os prontuários médicos de outros pacientes que tenham quadro clínico similar ao das vítimas também vão ser analisados.

A Secretaria de Saúde não informou o nome da escola. De acordo com Alessandra Moraes, se confirmados, os dois casos serão as primeiras mortes por leptospirose em mato Grosso.

Os sintomas da leptospirose são febre, dor de cabeça e dor muscular, podendo evoluir para insuficiência renal aguda, hemorragia, até a morte.

Segundo o Ministério da Saúde, em 2017, foram registrados 2.953 casos e 242 óbitos da doença no país. A pasta reforça que a principal forma de prevenção é evitar o contato com água ou lama de enchente, que apresentem risco de contaminação por fezes e urina de roedores.

O Acre foi o estado da Amazônia com o maior número de notificações da doença: 240. Mato Grosso teve 13 notificações em 2017.

 

Também são destaques do Repórter Amazônia desta quarta-feira (18):

-Lançada Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe

-Funai terá novo presidente, após pressão de ruralistas

-TSE mantém cassação do governador do Tocantins

-Pesquisa da Embrapa produz cogumelos comestíveis a partir de resíduos do óleo de dendê

 

 

Criado em 18/04/2018 - 19:53