Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

MP do Pará denuncia à justiça padre sucessor de Dorothy Stang

O religioso é acusado de crimes como lavagem de dinheiro e extorsão

No AR em 20/04/2018 - 18:30

O padre José Amaro Lopes foi denunciado à justiça pelo Ministério Público do Pará. O religioso é ligado à Comissão Pastoral da Terra e deu continuidade ao trabalhado desenvolvido pela missionária norte-americana, Dorothy Stang, assassinada há 13 anos no município de Anapu.

Padre Amaro está preso preventivamente desde o último dia 27 de março, após conclusão de inquérito policial que acusa o religioso de diversos crimes, entre eles, incentivo à ocupação de terras.

Nesta sexta-feira (20), o advogado de defesa de Padre Amaro afirmou que entrou com um pedido de liberdade provisória.

Para José Batista Afonso, desde que irmã Dorothy foi assassinada, o padre Amaro virou referência na defesa do camponeses que lutam pelo direito a terras públicas, que estão sob a posse de grileiros.

Segundo o delegado Rubens Matoso, durante a apuração, o crime de extorsão foi o que mais chamou a atenção dos investigadores.

O MPPA ofereceu denúncia contra o padre pela prática de lavagem de dinheiro, extorsão e esbulho possessório - que faz referência a invasão com violência ou grave ameaça a terras alheias.

No que se refere a outros crimes, como o de assédio sexual a um homem, apontados no inquérito policial, o Ministério Público entendeu não haver elementos suficientes para incriminar o padre e pediu arquivamento da denúncia.

 

Também são destaques do Repórter Amazônia desta sexta-feira (20):

-Centro para Refugiados e Migrantes é inaugurado em Roraima

-Detran do Tocantins alerta população para golpe que oferece serviços em nome do órgão

-Campanha de vacinação dos povos indígenas inicia neste sábado

-Museu Paraense Emílio Goeldi tem programação especial neste fim de semana em homenagem aos indígenas

Criado em 20/04/2018 - 20:00